segunda-feira, 17 de setembro de 2007

A educação e o Desenvolvimento Sustentável

Vivemos em uma sociedade extremamente competitiva, discriminatória e egoísta. Além disso, a sociedade é ambientalmente irresponsável, pensando sempre no lucro sem se dar conta dos prejuízos que pode estar fazendo ao mundo inteiro. Os recursos naturais estão se tornando escassos e mesmo assim, as condições da maioria da população continua a mesma ou pior.
De um lado, há os países ricos , que possuem tecnologia de ponta, uma ciência avançada, “cuidam” de sua população, fazendo o país progredir. Do outro lado, bilhões de seres humanos sofrem, sem conseguir uma vida adequada.
Assim, cada vez mais, pequenos grupos dominantes controlam a distribuição de bens produzidos e o domínio das fontes de riqueza.
Os recursos naturais são utilizados intensivamente para gerar riquezas nos países ricos. Os governos apoiam essa exploração para a riqueza. Já nos países mais pobres, a fraca modernidade e tecnologia suportam a população.
O desenvolvimento sustentável é comentado durante anos em discursos e campanhas, mas quase não se vê mudanças. A destruição do mundo continua, sem saber exatamente quando as pessoas vão acordar desse pesadelo.
As escolas, podem mudar a situação, educando os jovens da maneira correta. Eles têm que ser estimulados e envolvidos no contexto em que o mundo está vivenciando. As escolas devem promover atividades e eventos ambientais, criar semanas de discussão, entre outras propostas. Em casa é muito importante também que os pais forneçam uma base aos filhos sobre o assunto. Começando pelo exemplo, os pais devem realizar coletas seletivas, debater o assunto, estar presentes nos eventos escolares, porque faz com que os filhos valorizem também.

Nenhum comentário: