segunda-feira, 17 de setembro de 2007

O jovem, a profissão e o meio ambiente

Devido à necessidade de não emitir carbono para a atmosfera, e com isso o comprometimento de 189 países com o protocolo de Kyoto, atualmente existem empresas especializadas na venda de créditos de carbono. Isso consiste em vender as empresas estrangeiras à quantidade de carbono que a sua empresa não enviou para a atmosfera, devido um projeto de redução de emissão de carbono, que a empresa compradora poderá enviar.
Para um profissional que deseja crescer e ter oportunidades em um mercado relacionado ao meio ambiente, é necessário que ele tenha noções de sustentabilidade e de meio ambiente, incluindo em seu dia-a-dia esse conceito. Entretanto, para ser um profissional sustentável, é preciso fazer muito mais que economizar água e papel, é necessário possuir uma conduta de respeito frente ao meio ambiente, a diversidade e aos valores da comunidade.
Na década de 80, ao falarmos de sustentabilidade, era bonitinho, porém romântico demais para uma sociedade que visava o lucro a qualquer preço. Hoje em dia a situação não é mais essa. Ao falarmos em desenvolver uma sociedade sem ser baseada apenas na lucro, e sim valorizando o meio ambiente, somos levados à sério. Isso demonstra a conscientização, mesmo que de uma minoria fraca, de que o meio ambiente é importante para a sobrevivência no planeta.
Assim percebe-se um crescimento em áreas na qual um cidadão preocupado com o meio ambiente pode se formar e ajudar o planeta a superar essa crise.

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